Limitality Guild
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Limitality Guild

Fórum da Guild Limitality do Lunia Br.
 
InícioÚltimas imagensRegistarEntrarProcurar

 

 Tutorial de Fraps

Ir para baixo 
2 participantes
AutorMensagem
Doczin




Masculino Número de Mensagens : 18
Idade : 39
Data de inscrição : 28/02/2009

Tutorial de Fraps Empty
MensagemAssunto: Tutorial de Fraps   Tutorial de Fraps Icon_minitimeTer Mar 24, 2009 12:05 pm

Dissecando o Fraps.

Aprendendo como usar.

Neste tutorial irei ensinar a vocês como utilizar o Fraps e umas dicas de como otimiza-lo para não consumir muito o processamento do computador quando estiver gravando.

- Aba General

Na primeira aba você irá encontrar as informações de Registro do software, Versão, Build. Desses campos o que importa é o campo dos detalhes do registro, pois se estiver como versão sem registro vc terá sempre uma marca d'agua no topo do video e só pode gravar 30 segundos por vez. Fora esses campos você terá mais 3 campos para selecionar na ordem que aparece eles são:
- Start Fraps minimized: Nada muito dificil, só para vc selecionar e sempre que abrir o fraps ele não abrirá a janela do mesmo, só ficará na barra de trabalho (do lado do relógio)
- Fraps window always on top: Ele faz com que se abrir a janela do fraps a mesma ficará sobre todas as outras que vc possa ter aberto.
- Run Fraps when windows starts: Pra abrir o Fraps assim que o Windows iniciar.

Nessa aba eu customo setar a primeira e a ultima opções assim não ocorre de esquecer de abrir o fraps e não fica aquela janelinha chata toda vez que vc iniciar o micro. (Colocar um programa para iniciar junto com o windows sempre faz o tempo de inicialização aumentar, mas o fraps é muito leve e não deve atrapalhar ninguem). Isso facilita também por que o fraps pode dar problema quando é aberto após o janela que ele irá gravar foi aberta, como se vc abrir o jogo primeiro e depois o fraps, então para evitar esses possiveis problemas deixar ele iniciar com o windows é sempre bom.


- Aba FPS

Nesta aba você encontra as configurações do display de FPS que o Fraps tem. Esse display te ajuda a saber a quanto FPS (frames per second) que sua placa de video esta rodando o aplicativo e te mostra quando você está gravando ou quando não está (veremos mais a frente)

Aqui temos primeiramente 2 campos:
- Overlay Display Hotkey: Aqui você escolhe o canto em que o FPS aparecerá.
- Benchmarking Hotkey: Habilitar ou Desabilitar o contador de FPS no monitor.

A direita tem um quadrado preto que tem 4 botões de seleção, ele escolhe qual será o canto default para aparecer o FPS, o qual vc pode mudar usando o botão escolhido no primeiro campo dito acima. Logo abaixo dele você verá a opção para desabilitar o contador de FPS.

Abaixo temos mais alumas opções vamos ver a seguir:
- Only update overlay once a second: Essa opção faz com que o contador de FPS que aparecerá na tela seja renovado somente 1 vez por segundo. Sem essa opção marcada ele mostra o FPS em tempo real.
- Stop benchmark automatically after: Nesse campo você libera o contador de FPS sumir após o tempo que você determinar no campo ao lado.

As próximas 3 opções são para salvar informações e estátisticas da gravação.

- MinMaxAvg: Faz um arquivo com as informações do minimo, máximo e média de FPS de uma gravação
- FPS: Faz um arquivo com as informações do FPS que você conseguiu atingir
- Frametimes: Faz um arquivo contanto quantos FPS você atingiu.

Nesta aba existem configurações pessoais. Eu custumo a deixar os botões de alternância do contardor no padrão já que são botões que pouco uso. Escolho o canto superior direito para aparecer o contador. Já que é um canto que quase não uso no jogos. Lembrando que o contador não aparece na gravação ele aparece somente na hora que você grava. Eu deixo marcado o de update do FPS por segundo, já que não preciso me preucupar tanto com o FPS, alias ngm precisa. As opções de desligar o contador e os logs eu não deixo setado, a opção de desligar por que o contador é util para você saber a hora que está gravando (veremos mais a frente) e os logs por que são extensos e não é necessário para o nosso intento.


- Aba Movies

Nesta aba você encontra as configurações de video. Então esta é a parte mais importante deste tutorial.

A primeira opção que temos é a escolha do local de gravação de videos, aqui fica a sua escolha, pessoas mais organizadas irão gostar de colocar uma pasta especifica.

- Video Capture Hotkey: Aqui será o botão que irá começar a gravação. Lembre-se que irá usar muito ele então é sempre bom colocar em um botão próximo.
Ao Lado dele temos algumas opções iremos falar delas aqui.

- Half-Size / Full-Size : Aqui você escolhe qual será o tamanho do video, se o tamanho original ou se metade do tamanho original. (lembrando que ele grava na resolução do jogo, não na resolução do windows)
- 20 fps / 30 fps / 50 fps / 60 fps / e uma caixa em branco editavel: Aqui você pode escolher a quantos FPS (frames por segundo) irá gravar o video.
- Record Sound: Aqui você escolherá se quer que o audio seja gravado também, outra opção ao lado permite você escolher que o computador escolha a melhor entrada de audio ou se o programa usará o padrão do windows. As duas opções logo abaixo não podem ser modificadas é somente o Fraps dizendo que entradas de som ele irá utilizar.
A ultima opção nessa aba é a
- No Cursor: Aqui você decide se o cursor do mouse aparecerá ou não no video. Em alguns jogos não funciona, não testei ainda no Lunia.


Essa é a aba mais complexa e a que exige mais atenção. Aqui temos alterações que podem melhorar o desempenho do Fraps. Atentem ao fato do tamanho da gravação e da quantidade de FPS. Um video de jogo não precisa ter mais que 640 x 480 para ficar bom. Se o seu jogo tiver setado acima de 1280 x 960 use Half Size. A quantidade de FPS é outro diferencial, o olho humano bem treinado só consegue sentir alguma diferença abaixo de 30 FPS então não existe por que pedir mais que isso. Mesmo assim é muito dificil que se encontre algum problema com videos acima de 24 FPS. Então para não ter arquivos muito grandes eu aconselho a ficar de 24 até 27 FPS. Setando esse valor no quadro em branco e escolhendo ele.
Sobre o botão de acionamento da gravação eu costumo a usar o ", só que no jogo o " é usado, no meu caso eu desabilitei o " no jogo e continuo usando ele para gravar. Assim que você pressiona o botão de gravar verá que o contador de FPS, que estava em amarelo, ficar vermelho. Assim você saberá quando estiver filmando ou não. Sobre gravar o som é indiferente, acho muito legal para fazer um bom filme ter o som do jogo. Só que se vc tem microfone não esqueça de desabilitar por que ele pega todo o som do seu micro. A Função de tirar o cursor é legal em alguns casos, não sei se funciona no lunia.


- Aba Screenshots

Nesta aba você encontra outra funcionalidade do Fraps que é de tirar Screeshots. Aqui é mais simples e possivelmente não será muito usado, mas vamos as explicações.

- Folder to save screeshots in: Essa opção serve par você escolher a pasta aonde irão ficar suas screenshots.
- Screen Capture Hotkey: Tal como a filmagem aqui serve para você escolher qual o botão que você pressiona para tirar a screeshot. Ao Lado vc tem as opções dos formatos que ela pode tirar.
- Include Frame rate overlay on screeshots: Com essa opção marcada o contador de FPS irá ficar visivel nas suas screenshots
- Repeat screen capture every X seconds: Com essa opção marcada o fraps irá ficar tirando repetidamente screenshots a cada X segundos, que vc determinar no quadro branco, até que vc pressione o botão de screenshot denovo.

Essa aba é bem simples, eu costumo a usar os screenshots do jogo mesmo mas alguns jogos não salvam imagens em BMP e o PNG e pra quem quer fazer uma edição legal numa Screenshot o BMP e o PNG é muito melhor. A função de tirar Screenshots repetidamente também é legal para computadores que não aguentam gravar junto com o jogo... dá pra você colocar um tempo baixo e depois editar no Movie Maker do windows e fazer um videozinho.


Bem espero mesmo que esse tutorial ajude muito o pessoal, eu poderia ter dado só as dicas mas achei legal fazer algo explicando cada setting do Fraps. Prometo que vo garimpar uns foruns antigos e ver se acho um post antigo de um amigo explicando como editar o video com alta qualidade e com um tamanho pequeno. Alias uma coisa que não coloquei aqui os videos do Fraps são muito pesados já que são gravados sem usar nenhum decoder. O fraps também tem outra feature interessante, ele grava no máximo arquivos de 4.5 Gb, se você for passar disso ele não para de gravar mas começa um outro arquivo, não terá problema nenhum de erro na hora de juntar os dois videos, só será preciso um editor.

Abraços,

Doczin
Ir para o topo Ir para baixo
Doczin




Masculino Número de Mensagens : 18
Idade : 39
Data de inscrição : 28/02/2009

Tutorial de Fraps Empty
MensagemAssunto: Re: Tutorial de Fraps   Tutorial de Fraps Icon_minitimeTer Mar 24, 2009 12:06 pm

Gente eu não coloquei nenhuma imagem para não ficar muito extenso.. mas como precisam dele instalado no pc para funfar (lógico) então vocês terão o visual na tela, acho que não terá problemas.
Ir para o topo Ir para baixo
Kyoden

Kyoden


Masculino Número de Mensagens : 48
Idade : 37
Data de inscrição : 28/02/2009

Tutorial de Fraps Empty
MensagemAssunto: Re: Tutorial de Fraps   Tutorial de Fraps Icon_minitimeTer Mar 24, 2009 7:35 pm

vlw ^^
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Tutorial de Fraps Empty
MensagemAssunto: Re: Tutorial de Fraps   Tutorial de Fraps Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Tutorial de Fraps
Ir para o topo 
Página 1 de 1

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Limitality Guild :: Off-Topic :: Bate-Papo/Jogos/Enquetes-
Ir para: